top of page

4 dicas para você utilizar Dados Abertos em sua pesquisa!

Saiba como utilizar Dados Abertos corretamente e tenha uma pesquisa científica mais confiável!


Olá, pesquisadores! Continuando a série de posts, hoje eu venho trazer 4 dicas essenciais para vocês utilizar Dados Abertos em suas pesquisas.


  1. Verifique a qualidade dos dados: você não faz uma boa pizza com péssimos ingredientes. Antes de tudo, é importante avaliar a qualidade dos dados abertos disponíveis. Para isso, verifique a origem, a metodologia de coleta, os possíveis vieses e quaisquer outros detalhes que possam te indicar que os dados não são confiáveis para extrair quaisquer conclusões deles. Lembre-se: é importante (crucial, vital, necessário) utilizar dados confiáveis e relevantes para sua pesquisa.

  2. Esteja em conformidade com as políticas de uso: Ponto muito importante, pesquisadores! Quando utilizar dados abertos, é essencial que você leia todas as políticas de uso e atribuição de créditos dos repositórios de dados. Mas calma, não precisa se desesperar. Basta que você respeite as licenças de uso sejam, cite adequadamente as fontes e dê crédito aos autores originais.

  3. Documente seu processo: Uma boa análise de dados começa com uma boa metodologia. Mantenha registros minuciosos do seu processo de obtenção, tratamento e análise dos dados abertos em sua pesquisa. Futuramente, você irá me agradecer por essa dica. Tenho certeza de que ela irá facilitar a reprodutibilidade de sua pesquisa e permitir que outros pesquisadores validem seus resultados.

  4. Dica bônus: Caso você tenha coletado seus dados e acredite que eles possam ser de muita valia para outros pesquisadores, contribua também com os dados abertos.


Dessa, você pode contribuir para a promoção da cultura de dados abertos na comunidade acadêmica, ampliar o acesso a informações valiosas, ajudar na reprodutibilidade dos achados na ciência e permitir que o processo científico continue a ser disseminado.


E se você precisar de qualquer ajuda para a sua pesquisa quantitativa, seja na etapa metodológica, de coleta, tratamento, análise ou interpretação dos seus dados, entre em contato comigo!

Comments


bottom of page