top of page

Como ser mais eficiente em sua pesquisa científica utilizando Dados Abertos

Saiba o que são Dados Abertos e como eles podem otimizar o seu tempo e a sua pesquisa.


Olá, pesquisadores! Hoje vamos falar sobre Dados Abertos. Eu tenho certeza de que você, enquanto acadêmico(a), provavelmente já enfrentou alguns obstáculos relacionados à coleta, organização e analise dos dados para suas pesquisas, certo?


Mas eu tenho uma dica genial para você: sabia que os dados abertos podem ser a solução para tornar sua vida acadêmica mais tranquila, rápida e eficiente?


Tá, Nilo. Mas o que são esses dados abertos?


Os dados abertos representam um conjunto de informações que estão disponíveis de forma livre, pública, com seu acesso e uso permitidos por qualquer indivíduo, sem quaisquer problemáticas associadas a direitos de uso ou proteção jurídica. E o melhor: esses dados podem ser úteis e coletados especialmente para possíveis pesquisas (como a sua!). Eles podem representar conjuntos de dados brutos, bases de dados, questionários, resultados de experimentos, entre outros.


Aqui vão dois benefícios dos dados abertos em sua pesquisa:


  1. Acesso facilitado à bases de dados de qualidade: Optando por utilizar dados abertos em sua pesquisa, você pode ter acesso a um enorme conjunto de informações de qualidade, que podem te auxiliar a solidificar os seus argumentos e achados em suas pesquisas SEM a necessidade de coletar os dados do zero e passar por todos os problemas logísticos associados a essa etapa.

  2. Economia de recursos: Para mim, esse é um dos motivos mais importantes para você, que é um acadêmico ocupado e corrido. Utilizar dados abertos pode reduzir a necessidade de coleta de dados primários, diminuindo os gastos financeiros, investimento de tempo e esforço. Com os dados abertos, você pode reutilizar informações já existentes, economizando recursos e dedicando todo o tempo restante ao que realmente importa: o domínio teórico da sua pesquisa!


E se você precisar de ajuda para trabalhar com dados abertos em sua pesquisa científica, me envie uma mensagem agora mesmo!

留言


bottom of page