top of page

Onde encontrar Dados Abertos?

Descubra agora mesmo onde encontrar Dados Abertos para serem utilizados em sua pesquisa científica.


Olá, pesquisadores desse Brasil e mundo! Deixa eu te fazer uma pergunta aqui: Você está em busca de dados confiáveis para sua pesquisa científica? Pois seus problemas acabaram: vou te dar uma dica sensacional sobre como encontrá-los... e sem precisar ter que coletá-los, do zero!


Como consultor em análises quantitativas de dados, eu sei o quanto é crucial para a sua pesquisa ter acesso a dados de qualidade para permitir a realização de análises robustas e inferências conclusivas e embasadas. E é por isso que vou te ajudar com isso neste post. Então, Nilo, onde e como encontrar esses tais dados abertos?


Uma excelente opção para você testar são os repositórios de dados abertos disponíveis na web, como o Portal Brasileiro de Dados Abertos (Data.gov), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), os dados disponíveis no Banco Central do Brasil, os dados do Ministério da Saúde – por meio do DataSus, com o TabNet e o TabWin, além das informações da Eurostat, a agência estatística da União Européia.


Esses repositórios oferecem uma ampla variedade de conjuntos de dados de diversas áreas e temáticas, como saúde, educação, meio ambiente, saneamento, economia, política, fome e muito mais! Outra informação complementar diz respeito ao fato de que muitas instituições acadêmicas, governamentais e organizações internacionais disponibilizam bases de dados abertas em seus sites, proporcionando acesso a informações valiosas para suas análises de maneira muito ágil e eficiente.


No entanto, sei que lidar com toda essa etapa de coleta de dados (sejam eles dados abertos ou não) é extremamente cansativa e desafiadora. Mas calma lá: é aí que meus serviços de consultoria entram em ação!


Eu estou aqui para auxiliá-lo na identificação, seleção, limpeza e análise de dados, incluindo os abertos, permitindo que você tenha mais tempo para focar em outras etapas da sua pesquisa científica, além de garantir que você tenha dados confiáveis e consistentes no seu estudo!

Comments


bottom of page