top of page

Por que você deveria utilizar o "R" na sua pesquisa científica

Veja alguns motivos para você começar a utilizar o R nas suas pesquisas científicas agora mesmo!


Olá, pesquisadores! Se você trabalha com pesquisa científica e utiliza a abordagem quantitativa, tenho quase certeza de que você já ouviu falar de uma linguagem de programação chamada R. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o R, suas principais características e benefícios para serem aproveitados o quanto antes em sua pesquisa científica!


“Tá, Nilo. Eu sempre ouço falar do R, mas ainda não entendo muito o que é. Você poderia explicar?”


Pra já. O R é uma linguagem de programação gratuita e de código aberto que é MUITÍSSIMA utilizada para análise estatística e visualização de dados, sobretudo por diversos pesquisadores quantitativos, envolvidos no fantástico mundo do fazer científico. Eu arrisco a dizer que se você sabe utilizar o R e aplicar seus princípios gerais, você é capaz de realizar qualquer análise quantitativa existente. E veja a grande vantagem do R: utilizar apenas uma única ferramenta, sem precisar recorrer a múltiplos softwares para dar conta do escopo de análises exigido pelo seu projeto e pelo seu orientador!


Mas por que toda essa praticidade? Ela existe por conta da grande comunidade de desenvolvedores que criaram e continuam implementando milhares de pacotes para análise estatística, manipulação e visualização de dados. Com todos esses pacotes, é possível importar, limpar, manipular e transformar dados de maneira eficiente e eficaz. E o melhor de tudo: de modo fluido e rápido, afinal, a linguagem R foi projetada para trabalhar com dados, o que torna ainda mais fácil a realização de análises complexas em grandes conjuntos de dados. A partir de hoje, não se preocupe mais a respeito da complexidade e raridade da sua análise, pois tenha certeza: o R conseguirá realizá-la.


E os recursos não param por aí! O R também dispõe de uma ampla variedade de recursos avançados para criação de gráficos e visualizações de dados extremamente fantásticas. A partir de hoje, seus gráficos nunca mais serão os mesmos! Você poderá criar gráficos personalizados e dinâmicos para ilustrar seus resultados de forma clara e concisa. Eu tenho certeza de que qualquer pesquisador que aprender a criar gráficos por meio do R irá impressionar qualquer pessoa que leia os seus artigos e suas pesquisas. E, com isso, sua pesquisa com certeza terá ainda mais sucesso!


Eu já estou até cansado de descrever e informar sobre tantas possibilidades dentro do R. Mas não vou parar por aqui. Outros benefícios dessa linguagem de programação incluem:


Facilidade de uso

O R tem uma sintaxe amigável e fácil de aprender, o que torna a programação mais acessível para usuários iniciantes e experientes. Além disso, o R é extremamente maleável, flexível e personalizável. Existem programas, como o RStudio, que tornam o layout e a visualização do R, em sim, muito mais amigáveis e feitas sob medida para o seu nível de conhecimento, seja ele iniciante ou avançado.


Pacotes estatísticos avançados: justamente por conta dessa funcionalidade que podemos dizer que o R pode realizar praticamente toda análise quantitativa de dados existente. Ele se mantém extremamente atualizado por conta dos pacotes estatísticos avançados que permitem realizar praticamente qualquer análise quantitativa existente. Alguns dos pacotes mais populares incluem o ggplot2, dplyr e tidyr.


Comunidade ativa e suporte

O R é mantido por uma comunidade ativa de desenvolvedores e usuários: ou seja, dificilmente você irá ter dor de cabeça sozinho no entendimento e execução dos pacotes e análises existentes no programa. Existem fóruns online, grupos de usuários e conferências dedicadas ao R, como workshops, que fornecem uma excelente oportunidade para se conectar com outros profissionais da área e aprender com especialistas de peso!


Custo-benefício

Como já mencionado, o R é uma linguagem de programação gratuita e de código aberto, o que significa que você não precisa pagar por licenças ou softwares para usar a linguagem. Isso é muito diferente de outros softwares do mercado, que de fato entregam análises de dados robustas e avançadas para as respectivas áreas do conhecimento. Mas o R possui inúmeras vantagens em relação a eles: além de ser gratuito, ele pode realizar todas, de diferentes áreas e temas. O benefício se torna ainda mais atraente quando pensamos nas péssimas condições econômicas e falta de suporte financeiro que muitos pesquisadores e universidades enfrentam.


Concluindo...

Se você está começando a usar o R, é importante lembrar que há uma curva de aprendizado envolvida. Esse talvez seja o principal impeditivo para os pesquisadores começarem a se familiarizar mais com o R. Mas não se desanime: o processo valerá a pena. Imagine que suas pesquisas, no futuro, serão realizadas com o apoio do R na parte de análises quantitativas e visualização de dados, com os gráficos incríveis que os pacotes do R podem fazer. Dessa forma, todo o potencial de sua pesquisa científica e de toda a área do conhecimento que você adentrar serão alcançados e alavancados!


Se você precisa de ajuda para realizar suas análises quantitativas de dados ou utilizar o R, não hesite em entrar em contato comigo agora mesmo. Estarei aqui disponível para solucionar suas dúvidas e apresentar soluções!

Comentários


bottom of page